É mais do que comum o ser humano estar condicionado a dividir, racionalizar e separar para entender a realidade em que vive, acabando por dissociá-la e escolhendo entre um e outro, eu ou você, nós ou eles, etc. Em Psicologia Humanista, mais propriamente a Gestalt, fala-se de um todo muito maior que a soma das suas partes.
Temos coragem ou medo, pensamos com o cérebro ou o coração, somos certos ou errados, feios ou bonitos, jovens ou velhos. Porque? Será que podemos vir a questionar nossa realidade, e começar a pensar numa tendência de um todo que é muito mais do que a soma de uma divisão? Porque junto, ele é um organismo vivo e único. Esses questionamentos podem nos levar a uma nova compreensão de mundo, esse video nos mostra que há vida na morte, criança no velho, feio no bonito e por aí vai...A percepção do todo nos faz compreender que algo sempre tem haver com algo.
"GESTOS IMPACTAM EM ATITUDES, QUE LEVAM A UMA AÇÃO, QUE FORMA UM PROCESSO E QUE CONSTRÓI OUTRO E QUE ALIMENTA OUTROS E TRANSFORMAM A REALIDADE."
Seres humanos são "e' e não "ou". É dificil mudar esse pensamento mas com esse vídeo maravilhoso, começo a pensar que deveriamos fazer o exercício de incluir TUDO, que por uma construção social que nos foi aprendida não nos questionamos e acabamos por excluir uma situação da outra. Coisas opostas ou diferentes também são parte de nós, ou do que um dia fomos ou viremos a ser.
Um mundo dividido é um mundo pobre.
Uma pessoa, também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário